25 julho 2010

Mais sobre o coração.

O que é que a Bíblia, e nomeadamente Provérbios, entende por «coração»? Aqui pode haver alguns possíveis mal-entendidos. Por exemplo, costumamos citar Pascal («o coração tem as suas razões que a mente desconhece»), como se o «coração» se opusesse à «razão». Ou dizemos: «aquela pessoa tem ideias bastante confusas, mas tem bom coração». Partimos da base de que o coração é a sede das emoções.

Na língua hebraica (não é a minha área - mas costumo estudar quem a estuda!) o «coração» é o centro da personalidade humana.... e tem  a ver mais com aquilo que a pessoa «pensa» do que com aquilo que a pessoa «sente». A tradução «A Bíblia para Todos» traduz «coração» em Provérbios 4:23 por «pensamento».

O contraste entre estas duas maneiras de encarar a pessoa pode ser visto em outro exemplo. Vamos supor que um homem casado tem pena de uma mulher sozinha - divorciada, solteira ou viúva - e envolve-se emocionalmente com ela. Depois de algum tempo adultera. Uma avaliação típica da nossa mentalidade  poderá muito bem ser: «deixou-se levar pelo seu coração». Entendemos por isso «compaixão» ou «sentimentos».

Mas, no hebraico de Provérbios 6:32 aparece a palavra «leb» («coração»). E diz «o que adultera com uma mulher é falto de coração»! Significa que não tem o pensamento certo.

Este é o coração que Provérbios 4:23 nos manda guardar. Só o podemos fazer orando, meditando e estudando a Bíblia.

 Como é que está a cuidar do seu «coração»?

Sem comentários: